Roberto Gómez Bolaños, criador de personagens como Chaves e Chapolin, morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos. A informação foi divulgada pela emissora mexicana Televisa, responsável por exibir os programas de Bolaños. O ator mexicano estava com a saúde frágil desde fevereiro deste ano e era acompanhado por 24 horas.

Antes de ter problemas de saúde, Bolaños sempre visitava o Brasil, onde é muito querido. Os personagens Chaves e Chapolin começaram a ser exibidos pelo SBT na década de 80 - quando o programa já nem era mais exibido no México - e até hoje as reprises ainda conseguem boas audiências.

Bolaños nasceu na Cidade do México no dia 21 de fevereiro de 1929. Antes de ir para a televisão, ele cursou engenharia na UNAM (Universidade Nacional Autônoma e México) e tentou ser pugilista. 
Aos 20 anos, começou a carreira na publicidade e logo passou a escrever para a televisão. Chaves (El Chavo del 8) e Chapolin (El Chapulín Colorado) surgiram no programa Chaspirito, no início da década de 70. Chaves conta as aventuras de um órfão em uma vila cercada de figuras curiosas como Seu Madruga, Seu Barriga, Nhonho e Chiquinha. Frases famosas como "foi sem querer querendo" e "não se misture com essa gentalha" ficaram famosas na série.

Já Chapolin é um super-herói atrapalhado e criador de bordões como "Sigam-me os bons" e "Não contavam com minha astúcia".

Relembre momentos marcantes da série:

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem