O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (EUA). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos EUA uma grande greve geral dos trabalhadores.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer). Um ano depois foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Em Mairi atualmente os trabalhadores públicos vivem "arrochados" com salários cada vez menores e sem aumento e progressão. A prefeitura municipal e sua base na Câmara se nega a diferenciar os salários dos servidores efetivos, enquanto concede a alguns "premiados" nomeados, gratificações, que diga-se de passagem é ilegal.

Os que trabalham como terceirizados ficam deixados à própria sorte, recebendo sempre atrasado, acumulando meses e com vencimentos, muitas vezes, inferior a um salário mínimo vigente.

O dia primeiro de maio não pode ser visto como comemoração e, sim como de luta contra todos aqueles que poderiam fazer deste o "ponta pé" inicial de melhorias da classe trabalhadora.

Por José Alan

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem