A Deputada Neusa Cadore apresentou uma Moção de Congratulações para homenagear Baixa Grande. O município completou mais um ano de emancipação política no dia 17 de julho.    

Localizada às margens da BA 052 (estrada do Feijão), no Território da Bacia do Jacuípe, região do semiárido baiano, Baixa Grande tem uma população estimada em 19.562 habitantes.    

História

A origem do município está relacionada com as terras da fazenda "Cais", local onde foi iniciado o povoado e culminou na cidade de Baixa Grande, por Manoel Ribeiro Soares, coronel da Guarda Nacional e residente na Vila de Santana do Camisão, atual cidade de Ipirá.

Segundo relatos a mãe do coronel, para cumprir pagamento de promessa, ordenou a este erguer nas terras de propriedade dela, uma capela em louvor à Nossa Senhora da Conceição. O local escolhido ficou à margem da estrada real Camisão (hoje Ipirá-Bahia) a Monte Alegre (hoje Mairi-Bahia) e Mundo Novo. No período, já bastante movimentada, era parada de tropas. Assim teve início a povoação e a construção das primeiras casas do arraial de Baixa Grande.    

Ações desenvolvidas

Neusa citou as indicações feitas pelo Mandato, entre elas, a obra de asfaltamento da estrada que liga Baixa Grande ao município de Mairi. O Governo do Estado já está realizando essa obra que também é fruto do empenho do seu ex-prefeito, Gilvan Rios, e do atual prefeito, Pedro Lima.

"Nesta data especial, queremos homenagear essa cidade acolhedora e reafirmar o nosso compromisso de continuar representando o município no Legislativo estadual, fortalecendo cada vez mais a nossa parceria com a Prefeitura, Câmara de Vereadores, com os movimentos sociais, organizações locais e a comunidade em geral”, declarou Cadore.   

Fonte: Ascom Neusa Cadore - Lino Filho

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem