Nesta sexta-feira, dia 01 de março de 2013, o município de Mundo Novo comemora seus 122 anos de emancipação política. Em época de festa, principalmente as religiosas, os fiéis mundonovense reúnem-se para rezar e pedir proteção. Nas comemorações da cidade, os habitantes participam dos festejos na praça principal com missa, desfile cívico e apresentação da cultura local.

O município está situado no centro norte e foi desmembrado de Monte Alegre (atual Mairi) por ato de 01 de março de 1890, ocorrendo sua instalação aos 27 do mesmo mês. As terras que compõem a localidade receberam a denominação de Mundo Novo por eleito da Lei Provincial n.49, de 15 de março de 1837, e foram anexadas a Jacobina.

Em 1857 (na freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Mundo Novo) passou a pertencer a Monte Alegre dando novo reforço a vida social da localidade. Com a criação de Morro do Chapéu (1864) a freguesia foi desanexada de Jacobina e passou a fazer parte do novo município. A vila de Mundo Novo recebeu foros de cidade pela lei estadual n.144, de 08 de agosto de 1896.

Fonte: UPB

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem