Caminhada da Luz marca a Semana Santa em Jacobina. Cerca de dez mil pessoas participaram na noite de ontem, quinta-feira (01), da tradicional Caminhada da Luz, em Jacobina.

Partindo da Praça Castro Alves, Igreja Matriz de Santo Antônio, logo após a missa do Lavapés, milhares de católicos se dirigiram ao Morro do Cruzeiro, quem tem cerca de 600 metros de altitude.

O trajeto foi feito, como de costume, pelas ruas centrais da cidade. Em alguns trechos, ao se aproximar da serra, onde o caminho se torna bastante estreito, a multidão se comprime formando uma imensa fila iluminada.

As pessoas carregaram velas acesas dentro de um invólucro plástico que a protege do vento em cima da serra. Uma subida que requer grande esforço físico. Mesmo assim, movidos pela fé, é comum encontrar idosos de todas as idades fazendo o percurso. Ao chegar ao alto do morro, aos pés da imensa cruz, as pessoas depositaram as velas e fizeram orações, pagando e fazendo novas promessas.

De todos os pontos da cidade pode ser visto o magnífico visual proporcionado por milhares de tochas serpenteando serra acima. Durante o trajeto, a Filarmônica 2 de Janeiro tocou músicas sacras acompanhadas por carros de som. A Caminhada da Luz desta quinta-feira santa, em Jacobina, foi um espetáculo de fé, num período marcante para os católicos, que assistem à degradação da sua igreja envolvida em escândalos um após o outro.

A Caminhada da Luz

O idealizador da Caminhada da Luz foi capitão EB Florentino Assunção. O espetáculo comunitário e religioso sempre foi promovido pela prefeitura e organizado pela Coordenação de Esportes do município. Criada em 2003, desde então a Caminhada da Luz acontece na Quinta-Feira Santa.

O evento está consolidado como referência para a comunidade cristã na região, impulsionando o turismo religioso. A Caminhada da Luz deste ano, por imposição da igreja católica, sofreu um acréscimo ao nome. Passou a ser chamada de Caminhada Penitencial da Luz, entendendo os padres que a subida ao morro é, na verdade, uma penitencia e o reconhecimento do sacrifício de Jesus.

A pequena mudança no nome não alterou em nada a vontade das pessoas em subir os mais de 500 degraus da escadaria que leva ao Cruzeiro. A Caminhada da Luz está no Calendário Oficial de Turismo da Bahia. Rumores, durante a caminhada, davam conta que o novo pároco da cidade não fez a subida do morro, como é tradição. Saudades do Frei Petrônio de Miranda.

As informações são do Notícia Livre

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem