“Uma amiga minha comentou que a irmã dela teve câncer de mama aí perguntei como ela descobriu. Ela disse que sentiu o nódulo quando estava apalpando a mama e quando fez exames realmente era um câncer. A partir daí sempre fui apalpando a minha mama, percebi que tinha um nódulo, fui ao médico e não deu outra: estava com câncer de mama”.

Esse é o relato de mais uma história de superação contada por mulheres que venceram o câncer de mama ou que estão tratando a enfermidade. A iniciativa é da Secretaria de Saúde de Mairi e tem o objetivo de incentivar outras mulheres no tratamento.

Conheça aqui a história de dona Raquel.

Início de tudo

A história de dona Dinorá Oliveira de Almeida, de 66 anos, começou há 20 anos depois de uma conversa que teve com a amiga dela, conforme você viu acima. No primeiro momento dona Dinorá disse que foi difícil admitir. “Fui em vários médicos. O primeiro disse que era um câncer, mas eu não quis acreditar. O segundo disse que era mastite (inflamação na mama), então preferi ficar com essa segunda opção e tomei remédio por seis meses para mastite”, conta.

Em menos de seis meses dona Dinorá voltou ao médico para fazer exames. Foi feita uma biopsia e deu mastite crônica, que é uma inflamação mais acentuada.

A notícia

Até então a inflamação seria apenas nódulos não cancerosos, mas após a repetição dos exames veio a notícia que dona Dinorá jamais queria ouvir.

“Ele olhou pra mim e disse que eu estava com câncer. Foi terrível aquele dia!”, lembra. “Se” (sic) eu tivesse acreditado naquele primeiro médico só precisaria tirar o nódulo, mas como fiquei adiando tive que tirar a mama completa”, lamentou emocionada.

Superação

A cirurgia foi feita e após 17 anos, em 2014, dona Dinorá percebeu que o lugar da cirurgia estava irritado. Novos exames foram feitos e veio mais uma vez o diagnóstico que ela não esperava, a reincidência do câncer de mama. “Meu grande erro dessa vez foi ter passado dois anos sem fazer acompanhamento”, admite.

Dona Dinorá diz que hoje está tudo bem, tudo sob controle, e por orientação médica está apenas tomando medicamentos para concluir o tratamento.

Diante de toda essa história de luta e superação dona Dinorá deixa uma lição para as mulheres: é preciso enfrentar o problema, fazer exames regularmente e ter acompanhamento médico. “Estou tomando os remédios e fazendo todos os exames certinho. Estou bem!”, finalizou.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br





Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem