O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo e o que mais acomete mulheres. É relativamente raro abaixo dos 35 anos, mas acima dessa faixa etária a incidência cresce muito. As taxas de mortalidade no Brasil são altas, mas o diagnóstico precoce e o tratamento podem salvar a vida de muitas pacientes.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Mairi aproveitou o Outubro Rosa, campanha que promove a conscientização e a prevenção da doença, e reuniu histórias de mulheres que venceram o câncer de mama. Hoje você vai conhecer a história de dona Raquel, de 69 anos.

Medicina e fé

Detectado no início, a chance de cura do câncer de mama é de 95%. E foi exatamente isso que aconteceu com dona Raquel, que descobriu a doença há seis anos, mas cuidou logo no tratamento. “Estava no banho e passando a mão senti um caroço. No outro dia não pensei duas vezes e corri para o hospital”, conta. “Fiquei muito feliz com o que disse uma enfermeira. Ela disse: o câncer de mama tem cura. Foi uma benção escutar isso porque nos incentiva, mas precisamos cuidar cedo porque até uma gripe mal tratada pode lhe prejudicar. A nossa saúde em primeiro lugar”, alertou a dona de casa.

O tratamento de dona Raquel não foi demorado. Em menos de um ano fez cirurgia, sessões de radioterapia e quimioterapia. Aliado a isso, dona Raquel buscou na fé a força para superar a doença. “A pessoa tem que pedir força a Deus, fazer oração, confiar no Senhor. Quando a gente confia em Deus Ele se faz presente em tudo aquilo que a gente faz”, afirmou.

Hoje, dona Raquel está livre da doença. Feliz e satisfeita com a sua saúde, ela rejeitou até mesmo uma prótese de silicone para substituir a mama. “Ligaram pra mim para fazer cirurgia e colocar a prótese, mas eu não aceitei. Não tenho vontade e ter a minha saúde já é o suficiente”, disse.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br






Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem