A Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida em todas as unidades do SAC. Foto: Divulgação/GOVBA

Nesta segunda-feira (11) a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passa a ser confeccionada em todas as unidades do SAC na Bahia. A informação foi divulgada pelo órgão nesta sexta (8), quatro meses após o início da operação no estado.

Além das unidades que já ofereciam a CIN, ela segue agora para os Pontos SAC Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique. Ao todo, são 90 unidades da rede na Bahia, incluindo as três carretas do SAC Móvel.

Para ter acesso ao novo documento, é necessário efetuar o agendamento via aplicativo, site ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 para ligações de celular, e 0800 071 5353 para ligações de telefone fixo.

Entenda como funciona a CIN

A primeira via da CIN é gratuita e traz o CPF como número único de identificação. Para obter o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) e, caso esteja plastificada, levar também uma cópia. A CIN permite a inclusão de informações adicionais, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, condições de saúde (TEA, deficiência auditiva, visual, física e intelectual), tipo sanguíneo, fator RH, opção de doação de órgãos, e nome social, apedido do cidadão.


Vale destacar que a versão digital da CIN estará disponível três dias após a impressão no GOV.BR, e o documento físico traz um QR Code para autenticação.

Prazo de validade do RG vai até 2032

Não há necessidade de uma troca imediata do RG para a CIN, pois o modelo anterior permanece válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN tem validade diferenciada por faixa etária: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.

Fonte: iBahia

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