Inaugurada em 30 de janeiro de 2015, contando com a presença do então governador do Estado, Rui Costa (PT) a TEN – Torres Eólicas do Nordeste encerrou suas atividades em Jacobina na segunda-feira (08).
A fábrica iniciou sua operação com a encomenda de 500 torres e para manter a produção, foram empregados 850 funcionários diretos e indiretos. Antes do fechamento, a TEN possuía cerca de 700 funcionários.
Segundo o Site Mais Política em conversa com o CEO da TEN, Alberto Teixeira, ele afirmou em nota que “ausência de projetos eólicos em execução no país e falta de perspectiva de retomada de novos projetos no setor, fez com que a unidade suspendesse suas atividades por tempo indeterminado no município”.
Confira nota na íntegra:
“TEN – Torres Eólicas do Nordeste, COMUNICA à população de Jacobina e região que devido à ausência de projetos eólicos em execução no país e falta de perspectiva de retomada de novos projetos no setor, terá suas atividades suspensas por período indeterminado na unidade sediada neste município.
A TEN reforça que desde setembro/2023 quando os projetos até então em execução foram concluídos, tomou as medidas necessárias e possíveis visando a sobrevivência da empresa e manutenção dos empregos. Entretando, tal medida se torna necessária, uma vez que não há vislumbre de retorno da operação fabril no médio prazo.”
Inauguração de Complexo Eólico em Boninal
Na semana passada, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em Boninal, região da Chapada Diamantina, para a inauguração do Complexo Novo Horizonte. Com um investimento de R$ 3 bilhões e incentivos do Governo do Estado, a empresa argentina Pan American Energy inaugurou o primeiro complexo da empresa no Brasil, que reúne 10 parques eólicos e abrange seis municípios (Novo Horizonte, Boninal, Ibitiara, Piatã, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas), com um total de 94 aerogeradores distribuídos em 10 parques e capacidade total instalada de 423 MW (Megawatts).
Mais Política/Bahia Acontece