O apagão cibernético que atinge serviços no mundo todo, incluindo o Brasil, foi causado por uma falha na Microsoft.
A informação foi confirmada pela empresa nesta sexta-feira (19). A falha impede a utilização de softwares e serviços da companhia e afeta empresas e usuários no mundo todo.
"Estamos investigando um problema que impacta o acesso aos aplicativos do Microsoft 365 e a serviços", disse a companhia nas redes sociais.
A Microsoft detalhou que a queda dos seus sistemas atinge usuários e companhias ao redor do mundo, inclusive empresas aéreas que tiveram de cancelar voos.
Na página de status do Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft, a empresa disse que o problema começou na noite de quinta-feira, 18, afetando sistemas em todo o centro dos Estados Unidos. Em uma atualização, a Microsoft disse que havia determinado a causa e estava trabalhando para restaurar o acesso aos seus usuários.
No Brasil, o problema afetou os clientes de bancos que encontraram dificuldade para acessar os aplicativos.
Falha no mundo
A interrupção forçou a companhia aérea americana Frontier a cancelar alguns voos nos EUA. Há registros de que a holandesa KLM suspendeu a maioria dos seus voos, afetada pela falha em sistemas computacionais. A Ryanair comunicou que a interrupção está fora de seu controle e recomendou a passageiros que cheguem ao aeroporto de partida ao menos três horas antes da viagem.
O aeroporto de Londres Gatwick tem problemas nas áreas de check-in, bagagens e segurança. Já o aeroporto de Berlim interrompeu operações.
Fonte: A Tarde