Na manhã do dia 28 de maio, foi realizada uma Oficina de Horta Doméstica, desenvolvida pelo Programa de Residência (PERMUSF) através da Secretaria Municipal de Saúde em parceira com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Inicialmente, o nutricionista da equipe fez uma explanação, visando sensibilizar o público presente para a importância de aproveitar os pequenos espaços da sua casa para produzir saúde.

Posteriormente, ocorreu um momento prático com a presença de agricultores que ensinaram como realizar o plantio. Foram distribuídas sementes para que pudessem reproduzir os conhecimentos adquiridos em suas casas.

O objetivo desta oficina é incentivar os participantes e a comunidade a cultivar o alimento em seu próprio espaço. A horta doméstica pode ser realizada no fundo do quintal, em vasos, garrafa pet ou horta vertical. Além disso, é uma estratégia de fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional, com o intuito de atender uma parcela da população vulnerável ou de baixa renda, para que tenha uma alimentação com mais qualidade e nutritiva na sua mesa.

As hortas proporcionam benefícios como: fonte de nutrimento; possível fonte de renda e economia; alimentos frescos e livre de agrotóxicos; além de proporcionar benefícios físicos e mentais.










Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem