Com o início do cadastramento e do Simulado de Evacuação com a população que mora nas proximidades da Usina Hidrelétrica (UHE) de Sobradinho, na região Norte da Bahia, começaram a circular nas redes sociais áudios sobre uma suposta rachadura na barragem, gerando pânico em parte da população.
Porém, o gerente da Divisão de Manutenção Civil e Segurança de Barragens de Sobradinho, Herbert Pereira, esclareceu que as informações não procedem e que se trata de Fake News.
“O que estamos fazendo é um treinamento de implantação do Plano de Ação Emergencial PAE da UHE Sobradinho. É um cumprimento de uma legislação de Segurança de Barragem. Já fizemos Simulados Internos na barragem em 2021 e 2023 e em 2024 estamos fazendo com a população que se encontra dentro da ZAS (Zona de Auto Salvamento), a jusante da barragem. Além disso, estamos fazendo um cadastramento da população e várias palestras em escolas. É um trabalho que não é só atendimento à legislação, mas um trabalho de implantação de “Cultura Prevencionista” da população”, explicou.
Herbert Pereira ressaltou ainda que “todas as barragens da Eletrobrás Chesf estão em níveis normais de operação. Sem qualquer problema ou risco”.
Cadastramento
De acordo com a Eletrobras Chefs, foram cadastradas apenas as edificações localizadas na Zona de Autossalvamento, ou seja, áreas mais próximas da Barragem de Sobradinho, que podem ser afetadas mais rapidamente por um eventual acidente. Os municípios que possuem comunidades que se enquadram nesta classificação são: Casa Nova e Sobradinho, na Bahia, e Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Em nota enviada ao PNB, a Defesa Civil de Juazeiro esclarece que o município não faz parte da Zona de Autossalvamento (ZAS) e por isso não realizou o cadastro.
Em Petrolina, segundo a Defesa Civil, a área que faz parte da ZAS é a comunidade da Tapera.
Simulados
Após a etapa do cadastro, será realizado o Simulado de Evacuação com a população, entre os dias 20 e 24 de maio. O objetivo é orientar e treinar a população sobre as medidas a serem tomadas no caso de necessidade de evacuação preventiva.
O sistema de alerta e alarme do empreendimento, composto por torres de sirene fixas, será acionado nos horários pré-determinados. Ao ouvir o acionamento do sistema, a população deverá seguir as placas de sinalização que orientam aos pontos de encontro, onde as equipes da Eletrobras Chesf e da Defesa Civil Municipal irão receber os moradores e tirar dúvidas.
Além da UHE Sobradinho, a Eletrobras Chesf implanta o PAE em todos os seus empreendimentos hidrelétricos. Segundo a companhia, as barragens das usinas da Eletrobras Chesf são seguras, consideradas de baixo risco e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas.
Redação PNB