A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica Municipal alerta sobre o surgimento de casos de varicela, popularmente conhecida como catapora e reforça a necessidade de estar com a caderneta de vacinação atualizada, o que reduz os casos de doenças imunopreveníveis, popularmente falando quanto mais pessoas vacinadas , menos pessoas irão adoecer. A eficácia global da vacina é de aproximadamente 70% contra a infecção e, de mais de 95% contra formas graves da doença.
Na última terça feira dia 15 a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu uma alerta onde se destaca as baixas coberturas vacinais o que representa risco iminente para ocorrência de surtos e casos graves de varicela no estado e consequente aumento dos internamentos.
O intuito é informar à população quanto aos sintomas, cuidados básicos, o tratamento , a prevenção e importância de procurar o serviço de saúde para notificação dos casos e tratamento adequado.
Mas o que é catapora ?
A varicela (catapora) é uma infecção aguda, altamente contagiosa causada pelo vírus varicela. A evolução ocorre, em geral, em 7 dias, sem gravidade.
Sinais e Sintomas:
Surgimento de lesões maculo papulosas na pele, que tornam-se vesículas e posteriormente formam crostas, acompanhadas de prurido (coceira) intenso. Pode ser acompanhada de febre, cansaço, dor de cabeça, falta de apetite e dor de garganta.
Modo de Transmissão:
De pessoa para pessoa, por meio de contato direto ou de secreções respiratórias, contato indireto (objetos contaminados com secreções de vesículas).
Cuidados adicionais:
Higiene da pele com água e sabão, bem como adequado corte das unhas; Arejar os ambientes e desinfetar objetos e superfícies possivelmente contaminados.
Prevenção:
A vacinação é a forma mais eficiente de prevenir a ocorrência da doença, a imunização é feita em duas doses: a primeira dose com a vacina tetra viral (ou triplice viral + varicela) é aplicada a partir do 15º mês de vida e a segunda dose da vacina varicela é aplicada aos 4 anos. A vacina está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde da família.
Fonte: Prefeitura de Mairi