A Escola Grupo Escolar Getúlio Vargas em Mairi-BA, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola engaja na busca de ações e soluções para preservar o meio ambiente.
Partindo do princípio de que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer, principalmente a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.
Assim a Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo e reciclagem, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cercam.
Para o desenvolvimento do mesmo, os professores irão elaborar propostas de intervenção na escola, a partir dos subtemas ÁGUA, PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SUSTENTÁVEIS, MEIO AMBIENTE e TIPOS DE ENERGIA SUSTENTÁVEIS, sempre articulados com o tema central citado, dentro do contexto da sustentabilidade ambiental. Um dos problemas que será abordado em relação ao resíduo sólido: Lixo.
Vale ressaltar que outros problemas serão analisados e modificados como o desperdício dos recursos naturais: água, energia elétrica, papel, vidro, garrafas pet, restos de alimentos e demais materiais recicláveis e reaproveitamento que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação, reaproveitamento e customização deles.