Uma seleção pública vai escolher a Organização Social que deve administrar o Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina, piemonte da Chapada Diamantina. Após o descaso da gestão do prefeito, Tiago Dias (PCdoB) a unidade foi entregue, como publicado no Diário Oficial do Estado, na última sexta-feira, 7, ao governo do Estado, de acordo com compromisso assumido por Jerônimo Rodrigues (PT).
A unidade conta atualmente com 68 leitos, o hospital vai ter capacidade ampliada em cerca de 30%, passando a contar com 86 leitos, o que vai reforçar a assistência para toda a região nas especialidades de urgência, clínica médica, saúde mental, cirúrgica, traumato ortopedia, obstetrícia e pediatria.
A unidade hospitalar de médio porte também vai contar com um Centro de Parto Normal (CPN) intra-hospitalar destinado à assistência ao trabalho de parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. O Hospital Regional Vicentina Goulart vai atender a macrorregião Centro Norte, formada por 19 municípios e cerca de 393 mil habitantes.
Pelo menos 480 profissionais vão atuar para dar assistência de qualidade à população atendida. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana disse que a unidade vai fortalecer a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
"Esse é mais um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a saúde que se torna realidade. Ampliaremos a oferta de atendimento na região de Jacobina, levando saúde para quem mais precisa", finaliza.
Fonte: A Tarde