Em um importante encontro de líderes realizado nesta quarta-feira (14), em Salvador, foi oficializada a criação da Rede Estadual de Agentes Territoriais com Deficiência da Bahia. O evento, que reuniu pessoas com deficiência, pais, lideranças e representantes das Secretarias Estaduais e dos Conselhos de Direitos e Conselhos Setoriais do estado, teve como objetivo discutir e priorizar ações para avançar na reconstrução e enfrentar os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência.

Com o tema "Priorizando Ações e Avançando na Reconstrução - Novos Cenários e Antigos Desafios", o encontro proporcionou um espaço de diálogo e colaboração entre os participantes, visando fortalecer a representatividade e a inclusão das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade.

Durante a manhã, os participantes se concentraram na construção de um documento conhecido como a "Carta de Salvador", que foi entregue ao  Superintendente da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Alexandre Baroni. Esse documento será entregue ao governador Jerônimo Rodrigues e abrange as principais demandas elaboradas por cada Território de Identidade do Estado, refletindo a diversidade e as necessidades específicas de cada região.

 "Não poderemos achar que entregar esse documento é suficiente. Precisamos continuar trabalhando. Vocês são os protagonistas e nós, enquanto Governo, temos o papel de cumprir. Claro que não dá para ser feito da noite para o dia, mas vamos caminhar juntos e conquistar nossos espaços juntos", asseverou Baroni, que é cadeirante.

Meire Joyce ou Meirinha, como também é conhecida, é uma pessoa com nanismo e veio de Irecê para participar do evento. Para ela, o momento representou a implementação e reconstrução das políticas públicas, além do fortalecimento das pessoas com deficiência. "É um momento para empoderamento e autonomia de nós, por nós e para nós", destacou.

Larissa, uma pessoa surda, também ressaltou a importância de aprender sobre temas relevantes e a necessidade desse documento ser entregue ao Governo. "Ele vai nos ajudar nessa luta e a vencer nossos desafios e barreiras", enfatizou.

Autoridades Presentes:

Presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Reinaldo Maia; Presidente Estadual da Pessoa Idosa e da Ação Social Diocesana - Padre José Carlos; Presidente do Conselho Estadual de Saúde - Marcos Antônio Almeida; Secretário de Assistência Social de Mairi, Diógenes Santiago.

Representantes da Sepromi, do Conselho Estadual das Cidades, Ciência e Tecnologia, Setre, Secult, Suprev, Ciap, Secretaria do Meio Ambiente, Saeb, Sedur, Seinfra, Sec, OAB/Ba e SDE.

Realização/Organização:

O encontro de líderes foi realizado pela Associação Mairiense das Pessoas com Deficiência (Amped) e pela Federação Cristã das Pessoas com Deficiência da Bahia (FCD), contando também com o apoio da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) e da Prefeitura de Mairi.

Veja mais fotos:














































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem