Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Mundo Novo deu um passo importante em direção à conscientização ambiental com o lançamento do Projeto Piloto "Escola Ambiental". O programa visa despertar o senso de responsabilidade ambiental nos alunos das Escolas Municipais, beneficiando mais de 180 estudantes do 3º, 4º e 5º ano.
O projeto é coordenado por Juliete Galvão, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, que recebeu treinamento da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Em parceria com a Secretaria de Educação, Desporto, Cultura e Turismo, as secretarias trabalharão juntas para executar o Programa Escola Ambiental.
O programa utiliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a Agenda 2030 como base para despertar a consciência ambiental em cada cidadão. A iniciativa busca incentivar a redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, além de promover a participação da sociedade na separação adequada dos materiais destinados à coleta seletiva nos Ecopontos próximos às escolas.
O Programa Escola Ambiental visa construir conhecimento, valores e atitudes nos alunos, que se tornarão multiplicadores da transformação tanto na escola quanto em suas vidas cotidianas. O projeto vai além do espaço escolar, incentivando a proteção do meio ambiente em todas as esferas da vida.
O lançamento oficial do Projeto Piloto ocorreu na Escola Municipalizada Carlos D'Alencar Barreto, gerida pela diretora Emília Leão, com a presença da Secretária de Educação, Lionela Lopes, do Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Braes Coordeiro, das supervisoras técnicas do FI e FII, Vanuzs Nunes e Dayse Souza, bem como do diretor de Meio Ambiente, Alex Andrade, e do chefe de gabinete, Cláudio Sanfront.
Hoje, o Projeto será lançado na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães. A iniciativa fortalece a parceria entre as secretarias e a comunidade escolar, representando um marco importante na agenda ambiental de Mundo Novo.
Juntos, podemos cuidar do meio ambiente e garantir um futuro sustentável.