Televisão ainda é uma das principais fontes de conteúdo em áreas rurais
O acesso à internet nas zonas rurais brasileiras cresceu nos últimos anos, mas a televisão ainda é uma das principais fontes de informação e entretenimento para esse público. É o que mostram dados do módulo temático de Tecnologia da Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD TIC). De 2019 para 2021, o sinal da TV parabólica estava presente em cerca de 45% dos domicílios do campo que tinham o aparelho, equivalente a quase 4 milhões de famílias.
Os moradores da zona rural conhecem bem a importância da parabólica. Há anos, o equipamento é a única forma para que muitas famílias tenham acesso ao sinal de TV do interior da Bahia. Acontece que, em breve, a parabólica tradicional vai deixar de funcionar. A solução para os moradores do campo continuarem com acesso à programação é substituir o equipamento pela nova parabólica digital, que tem mais canais, som e imagem de melhor qualidade e continua gratuita como sempre foi.
A mudança melhorou a realidade de Elza Oliveira Lima, moradora da zona rural de Feira de Santana. Elza é um dos 321.056 baianos beneficiados pelo programa de atualização de parabólicas da Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). Ela avalia de maneira positiva a instalação do equipamento. “A imagem não fica mais chuviscando, o que facilita para assistir aos canais”, diz.
Com filhos adultos e netos pequenos, Ana Regina de Alencar Arrais, que também mora na “princesinha do sertão”, afirma que a nova parabólica digital dá acesso a canais que agradam a todos em sua casa. “É uma programação que atende a toda minha família", afirma.
O novo cenário tem mostrado que a transição para a nova parabólica digital melhorou o acesso à informação dos moradores da zona rural, já que agora têm à disposição programação local. “O que antes era limitado, com poucos canais e imagem ruim, agora está mais facilitado”, afirma Jucileide Silva.
Instalação gratuita
Para apoiar a população na transição da parabólica tradicional para a nova parabólica digital, a Siga Antenado faz a instalação do kit gratuito com o novo equipamento para famílias de menor renda inscritas em programas sociais do governo federal e que tenham a parabólica tradicional instalada e funcionando. Para solicitar o agendamento, os interessados devem acessar o site sigaantenado.com.br