Será neste próximo final de semana, nós dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2023, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Mundo Novo, no Sertão da Bahia, o 4º Encontro dos Descendentes de Salustiano Ribeiro e André Avelino.
O evento que já é tradicional, tem como principal objetivo aproximar os parentes das diferentes regiões do Brasil, a partir da confraternização de gerações.
Centenas de familiares, entre descendentes e agregados são esperados para a festiva dos Ribeiros, a mais numerosa família de Mundo Novo e toda região circunvizinha, de onde vieram de Portugal para o Brasil no ano de 1820.
A História
A origem dos Descendentes desta grandiosa família, aconteceu a 130 anos, com forte tradição na região de Mundo Novo, Baixa Grande, Mairi e Ipirá, no sertão da Bahia, quando começaram a ser constituídas desde a época do ano de 1880.
Descendente de português, SALUSTIANO RIBEIRO DA SILVA, filho do Sr. MANOEL RIBEIRO e ANTONIA Maria de Souza Ribeiro, vindo de Portugal para o Brasil no ano de 1820, para residir e trabalhar na cidade de Ipirá. Salustiano Ribeiro, nasceu no dia 08/06/1860 na cidade de Ipirá.
Em 1880, se transferiu para o povoado de Pedras, município de Baixa Grande, logo em seguida adquirindo terras na cidade de Mundo Novo, localidade da Fazenda Caboronga, apelidada de Jiribué, aonde veio morar definitivamente.
Logo depois veio a se casar com a ELVIRA DA SILVA LEAL, constituindo uma grande FAMÍLIA, tendo 15 filhos, sendo 07 homens e 08 mulheres.
ANDRÉ AVELINO FERREIRA DE OLIVEIRA -
De origem portuguesa, casou-se com Amélia Ribeiro Alves, então irmã de Salustiano Ribeiro, teve 14 filhos, sendo 07 homens e 07 mulheres.
Os descendentes de Salustiano Ribeiro e André Avelino se tornaram uma das maiores e mais tradicionais da região,
Salustiano e André, proporcionaram por intermédio de seus filhos e netos, através de enlace matrimonial – ou de aventuras amorosas, a mistura de gerações com outras famílias, bem como: os Rios, Borges, Ferreira, Leal, Lima, Carneiro e outras que constituem hoje uma grande descendência espalhada por todo território do Brasil.
Confira toda programação:
Dia 27 de janeiro – Sexta-feira
ACOLHIDA
Dia 28 de janeiro – Sábado
8hs00 - Boas Vindas com apresentação das comitivas
9hs00 - Visita ao Mosteiro de Jequitibá
12hs00 - Almoço no restaurante do Mosteiro
14hs00 - retorno para Mundo Novo, para visita ao monte da Santa Cruz, e a Capela de São judas Tadeu, e visita á Praça Salustiano Ribeiro e ao marco Zero.
19hs00 – Abertura Oficial do Evento
20hs00 – Apresentação da Roda de Samba
21hs30 - Forró com o Tema: “Orgulho de Ser Nordestino”, com traje caipira.
Dia 29 de janeiro – Domingo
8hs30 - Culto Ecumênico
10hs00 - Palestra sobre a importância da Família
11hs00 - Foto Oficial do Evento
12hs00 - Almoço
14hs00 - Torneios
15hs00 - Agradecimentos / Oração pela Família
17hs00 - Encerramento do Evento