A Prefeitura de Mairi, através da Secretaria Municipal da Saúde, alerta a população para a subvariante BQ.1 da ômicron, variante do coronavírus, já em circulação no Brasil.

O primeiro diagnóstico foi identificado no Rio de Janeiro, no último sábado (5). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a confirmação ocorreu por meio de sequenciamento genético feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na segunda-feira (7), o Rio Grande do Sul também registrou um caso da subvariante, em Porto Alegre.

Até o momento, a Bahia não apresenta casos confirmados. Em Mairi, a população precisa ficar em alerta, principalmente porque o município apresenta uma baixa cobertura vacinal contra Covid.

Quem já tomou as duas doses ou a vacina de dose única tem uma proteção mínima contra casos graves e hospitalizações em decorrência de infecção pelas novas variantes. Assim, a recomendação é que sejam tomadas todas as doses de reforço disponíveis para potencializar a proteção.

As doses de reforço ficam disponíveis nos postos de saúde, seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI) na campanha de vacinação contra a Covid-19.

A Secretaria de Saúde de Mairi reforça e faz um apelo para que pessoas com sintomas da Covid-19 façam o teste, disponível em todas as Unidades de Saúde da Família do município.

Fonte: Prefeitura de Mairi

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem