Entidades do Movimento Negro vão entregar ao Tribunal Regional Eleitoral Da Bahia (TRE-BA) uma denúncia questionando a utilização do fundo eleitoral para negros e a campanha do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que disputa o segundo turno das eleições para governador do estado com Jerônimo Rodrigues (PT).

A peça jurídica foi escrita e fundamentada por advogados que atuam no Movimento Negro, que pediu uma audiência com o Procurador Regional Eleitoral, Fernando Túlio da Silva. 

O documento solicita ao TRE-BA medidas enérgicas contra "atos que atentam contra a efetividade das políticas públicas de ação afirmativa no âmbito da Justiça Eleitoral da Bahia". 

Nesse sentido, a petição pública solicita que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia assuma medidas como: Tornem público o número total de candidatos e candidatas negros, por região em todo o país, informem o prazo para o depósito nas contas eleitorais e Descrevam os critérios utilizados na avaliação das declarações raciais dos candidatos. 

No início da campanha para o governo da Bahia, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, se envolveu numa polêmica após reforçar autodeclaração como pardo. Em entrevista à TV Bahia, o político chegou a sugerir uma mudança no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem