Se depender do número de apoios, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) parece sair na frente de ACM Neto (União Brasil) nesta primeira semana de campanha de segundo turno ao governo do estado. Desde a votação de domingo, 2, quando as urnas apontaram liderança do petista com 49,45% dos votos, contra 40,80% do oponente, contatos com políticos e partidos que estavam com o ex-prefeito de Salvador se intensificaram e muitos já trocaram de lado.

Nesta sexta-feira, 7, mais um prefeito do interior aderiu à campanha petista. Danilo de Babão (PSD), gestor de Muritiba, disse que “no dia 30, a gente vai bater o martelo desta vitória de Jerônimo”. Ele se junta à prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Yoshida (PSD); aos prefeitos de Novo Horizonte, Djalma Anjos (PP); de Serrinha, Adriano Lima (PP); de Itaguaçu, Adãozinho (PSD); de Varzedo, Ari Bahia (PSC); além do ex-chefe do executivo municipal de Araci, Silva Neto (PDT) e o vice-prefeito de Eunápolis, Wanderson Barros (União Brasil).

O movimento de esvaziamento da base de ACM Neto também se dá entre parlamentares até então aliados, como David Rios, de mesmo partido do ex-prefeito de Salvador, que esta semana confirmou adesão ao petista.

Partidos políticos que também não caminharam com Jerônimo no primeiro turno já declaram apoio. É o caso do Patriota, PSC, Cidadania, Rede Sustentabilidade e PSOL, cujo candidato ao governo, Kleber Rosa, também seguiu o mesmo posicionamento.

Jerônimo Rodrigues venceu em 352 municípios no primeiro turno. Atualmente, a campanha petista calcula que boa parte dos gestores das outras 65 cidades baianas onde ele foi derrotado já está abandonando ACM Neto.

“O apoio de tantas lideranças nos alegra muito. Mas estamos dizendo para todo mundo não botar sapato alto, o famoso ‘já ganhou’. Nós teremos uma boa performance e o candidato adversário terá menos votos do que teve no primeiro turno”, explicou o deputado federal Luiz Caetano, coordenador político da campanha petista, à reportagem de A TARDE.

Além de buscar apoios de políticos e autoridades considerados importantes para ampliar a margem de votos, a estratégia da campanha é intensificar a agenda de Jerônimo no interior do estado.

“Estamos botando a campanha na rua, estamos indo a Juazeiro. Amanhã, vamos para Ilhéus e Itabuna, com uma agenda articulada. Ontem, teve evento com a militância em Salvador. É pé na estrada”, destaca.

"ACM Neto desmascarado"

Num segundo turno eleitoral, por vezes, as campanhas adotam ataques mais diretos aos adversários, o que pode levar a uma queda de qualidade das propagandas eleitorais. Questionada sobre isso, a campanha petista disse que não vai alterar o tom dos materiais e que o candidato do União Brasil vai “pagar caro”.

“Não adianta baixar o nível da campanha. Essa estratégia do pessoal do carlismo já foi por água abaixo. ACM Neto fez igual aqueles caras que vendem pirâmide. Chegou e disse para todo mundo que iria ficar rico, que iria ganhar a eleição e, de repente, veio o resultado e ele tomou um gol de placa. Os outros [aliados de Neto] ficaram de cabeça baixa. ACM Neto foi desmascarado pelo povo baiano”, concluiu Caetano.

A reportagem buscou contato com a campanha  de ACM Neto, mas não obteve resposta.

Fonte: A Tarde

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