Com o intuito de agilizar o diagnóstico da doença de chagas, nesta segunda-feira (11), a Prefeitura Municipal de Mundo Novo através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, iniciou a Semana de Capacitação sobre a Doença de Chagas, com duração até a quinta-feira (13). As aulas teóricas foram ministradas na segunda-feira (11) e terça-feira (12), já a parte prática com a pesquisa de campo, está acontecendo nesta quarta-feira (13) e vai acontecer na quinta-feira (14). Tendo como público-alvo todos os agentes de endemias do município, o treinamento está sendo ministrado pelos palestrantes Valdir Brito responsável pelo Programa de Chagas da região Centro-Leste e Márcio Argolo, responsável pela análise do Trypanosoma cruzi.
 
DOENÇA DE CHAGAS - infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva. Os sintomas são: febre prolongada (mais de 7 dias); dor de cabeça; fraqueza intensa; inchaço no rosto e pernas.

A transmissão é feita pelo contato com fezes do inseto chamado "barbeiro" infectado, após picada; ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes do inseto contaminado; transfusão de sangue, entre outros. Ao apresentar os sintomas, deve-se procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.









Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem