A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

Saúde não se vende. Loucura não se prende. Trancar não é cuidar. Uma ação da Secretaria Municipal de Saúde através do CAPS Bela Vista. 18 de maio, nasceu do Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, em 1987, dando origem à Reforma Psiquiátrica.

Antes, pessoas que sofriam de transtornos mentais eram excluídas totalmente da sociedade e do convívio familiar, sendo obrigadas a viverem presas em manicômios e tratadas por terapia quase que unicamente medicamentosa.

A Luta Antimanicomial consiste em evitar internações em hospitais psiquiátricos sem perspectivas de retorno e possibilitar às pessoas com transtornos mentais um tratamento integrado à sociedade e família.

A internação deve ser breve e ocorrer somente nos casos graves.

No entanto, há uma resistência cultural a respeito do tratamento fora dos hospitais, uma vez que por anos a única forma de tratamento era a internação em que consistia tirar o doente do convívio familiar e da sociedade, ocorrendo para muitos a internação para o resto da vida.

ASCOM - Prefeitura de Baixa Grande

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem