Mairiense dedicado à produção de conhecimento na área educacional, o professor Nilcélio Sacramento de Sousa, além de sua brilhante carreira na educação pública de Mairi, no dia 06 de maio de 2022, logrou um dos mais altos degraus da carreira de um professor, tornou-se doutor em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com a brilhante defesa de tese intitulada “VIAGENS E NARRATIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA (DES)FORMAÇÃO DOCENTE: (re)invenção de mim e de nós”, aprovada com mérito por toda a banca examinadora e indicada para publicação. Tal feito é inédito em Mairi, o que orgulha muito aos mairienses.

Além disso, vale ressaltar que lograr tal grau em um país continental, populacional e com tantas assimetrias como o Brasil, requer muita dedicação e luta constante com um sistema educacional tão desigual quanto o nosso; pois segundo dados do Mistério da Educação (MEC) e do relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgados em 2021, a proporção de pessoas com doutorado no Brasil é de 0,2% da população, enquanto a média dos países que compõe a OCDE é de 1,1%. Ou seja, mesmo com toda a expansão da educação em nível de graduação e pós-graduação que ocorreu de 2002 até meados de 2016, não foi suficiente para uma distribuição equânime nos níveis de formações.

A carreira acadêmica e profissional do professor Nilcélio foi construída por muitos desafios. Filho de pais, “não alfabetizados regularmente” como ele reconhece, necessitou, em sua jornada formativa, percorrer por trilhas com graus de dificuldades ascendentes, mas as venceu com obstinação e louvor.

Ele foi também o primeiro cidadão mairiense a conquistar o título de Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia, em 2016. Tendo a sua dissertação de mestrado aprovada pela banca avaliadora, com mérito e distinção, indicada para publicação.

Publicação essa que ocorreu em formato de livro em 2020, sob o título “Formação Docente: saberes e travessias” pela Editora CRV. Além disso, o professor ao longo desse tempo tem publicado artigos e capítulos de livros e participado de eventos nacionais e internacionais.

O professor Nilcélio é uma personalidade reconhecida no meio acadêmico e profissional pelo seu esmero e rigor científico. Assim, continuará exercendo o seu ofício, em prol de uma educação de qualidade socialmente referenciada para a efetiva transformação social, inclusiva e livre de preconceitos de qualquer natureza, com vistas à promoção da plena cidadania de todas as pessoas.

Parabéns e muito sucesso, professor doutor Nilcélio!

Josenalvo Cerqueira da Silva - Graduado em Direito. Advogado OAB/SP. Atua na área de Direito Civil, Família e Sucessões, Direito Previdenciário. Especialista em Direito Público e Docência para o Ensino Superior. Especialista MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Ambiental. Mestre em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem