Profissionais da saúde de Mairi participaram de um curso de capacitação humanizada, através do acolhimento pedagógico, promovido pela Secretaria de Saúde.

O treinamento foi ministrado pelas psicólogas Evellyn Silva, Mythelle Cruz e Alcimeire Magalhães, a partir de capacitação recebida pelo Governo do Estado.

A capacitação é dividida em três etapas, norteadas pelo módulo disponibilizado pelo Governo do Estado. Na 1ª etapa, compreende a reflexão do conceito aplicado, a reunião das demandas e dificuldades do agente no exercício do trabalho, além da preparação dos profissionais para ir a campo.

Já na 2ª etapa, realizada neste momento, está sendo apresentado o levantamento de todas as discussões e demandas e a ampliação do processo de territorialização. Na 3ª etapa, será promovida a reflexão da vivência no território, além da troca de conhecimento ofertado para qualificar todo o trabalho.

Sílvia Carneiro reforça que após o curso será realizado um plano de intervenção a ser desenvolvido em cada comunidade qualificando e efetivando as ações de saúde no município.

O que é o Acolhimento Pedagógico

O Acolhimento Pedagógico é um processo estruturante de Educação Permanente voltado às equipes de Saúde da Família no Estado da Bahia, com o objetivo de acolher os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF), a partir dos elementos pedagógicos que pautam a própria ESF, a Atenção Básica e o Sistema Único de Saúde.

O debate, realizado em todas as unidades, foi realizado inicialmente com o aprofundamento sobre a Atenção Primária à saúde, discutindo as principais problemáticas e soluções a cada território e Unidade de saúde da família.

A rede de informações, fluida e em constante renovação, requer que os profissionais da área se aprimorem e estejam munidos de conhecimento para lidar com as questões do dia a dia.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br














Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem