Saudação de Graça e Paz a todos e todas que lerem esta carta! 

“Deem graças ao Senhor porque ele é bom, pois eterno é o seu amor.”

[Sl 107(106), 1]

No dia 01 de maio de 1872, foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Baixa Grande; três anos depois, no dia 17 de julho de 1875, aquele pequeno vilarejo foi emancipado, “tornando-se a linda e bela cidade de Baixa Grande”. 

Estamos em festa, é ano jubilar! São 150 anos de fé, história, vida e missão neste chão, em solo baixagrandense. É tempo de fazer memória, o povo de Deus, por excelência, é um povo da memória. Façamos memória, mas com coragem de viver o presente e com esperança para o futuro. 

Quantos leigos e leigas, religiosos e religiosas, padres e bispos já passaram por aqui vivendo o amor de Cristo Jesus, colocando-se com total disponibilidade à Igreja do Senhor e plantando a semente da boa nova do Evangelho.

Temos a graça de ter Nossa Senhora da Conceição como nossa padroeira, ela nos ensina a “guardar tudo no coração” (Cf. Lc 2,19), nos aponta que a única alegria é fazer a vontade do seu Filho (Cf. Jo 2,5) e, com ela, queremos encher nossa alma de gratidão por todas as coisas vividas até aqui: “A minha alma engradece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou a humildade de sua serva [...].” (Cf. Lc 1, 39-56)

Neste caminho de fé podemos contar, também, com a poderosa intercessão do glorioso São Roque, cujo dia, desde 16 de agosto de 1936, é celebrado com honra. 

Rendemos Graças a Deus por tantos benefícios e bênçãos concedidas à nossa paróquia; gratidão a todos os padres que já passaram por aqui (estrangeiros e os brasileiros); gratidão a Congregação das Irmãs Salvatorianas que serviram a esta paróquia por um bom tempo (que possamos contar com a poderosa intercessão do Beato Pe. Jordan); gratidão a todos os seminaristas, leigos e leigas (lideranças de comunidades, pastorais, serviços e movimentos) que já serviram a esta paróquia e a aqueles que servem hoje com entusiasmo e alegria. 

Em especial e “in memoriam”, a todos aqueles que já se encontram na Jerusalém Celeste.

Nosso objetivo é: “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, pelo anuncio da Palavra, formando discípulos (as), em Comunidades Eclesiais Missionárias (CEM), que sejam acolhedoras e servidoras, cuidando da Casa Comum e promovendo a dignidade da pessoa humana, participando de uma sociedade mais justa e fraterna, a caminho do Reino definitivo”. 

Neste espírito de gratidão e alegria, QUEREMOS CONVIDAR a todos e todas para, no dia 01 de maio de 2022, celebrarmos com júbilo estes 150 anos de evangelização em terras baixagrandenses. VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA DESSA, A FESTA É NOSSA E VOCÊ FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA!

CONSELHO PAROQUIAL

CONSELHO ECONÔMICO

Pe. Fred Figueredo Santana Suzart

Pároco

Baixa-Grande, Bahia, março de 2022.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem