A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea da Roça, prezando a transparência e o comprometimento com os varzeanos, vem a público informar que foi registrado mais um óbito por Covid-19 no nosso município. Trata-se de uma paciente de 88 anos, sexo feminino, portadora de Doença Cardíaca Crônica e Diabetes. Foi internada no Hospital Municipal João Sales Rios com diagnóstico clínico de Pneumonia, apresentando dispneia intensa associada a tosse, febre e edema em região cervical. Após atendimento médico, foram realizados exames laboratoriais, sendo evidenciadas alterações importantes indicativas de processo infeccioso. Realizado teste para Covid em 25 de janeiro, com resultado NEGATIVO.

​No decorrer do internamento, a paciente evoluiu com melhora das queixas iniciais, tendo recebido alta hospitalar no dia 03 de fevereiro. Contudo, paciente retornou a unidade quatro dias após a alta, queixando-se de tosse e edema em região cervical, sendo realizada nova coleta de swab-rápido para identificação de antígeno, obtendo resultado REAGENTE para Covid-19. Foram implementados todos os protocolos de isolamento, precauções, e fornecidas orientações aos familiares.

No dia 09 de fevereiro a paciente evoluiu para óbito em seu domicílio. Diante do quadro e considerando que a síndrome desenvolvida foi resultante de um adoecimento anterior por Covid-19, a causa do óbito foi definida como Pneumonia por Covid – 19 e, portanto, os familiares foram orientados quanto aos protocolos de sepultamento.

A Vigilância Epidemiológica segue os cuidados e orientações, ofertando o monitoramento aos familiares e outros contactantes do paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que a população siga as orientações das autoridades sanitárias, mantendo os cuidados de higiene, utilizando máscara e evitando aglomerações.
A Gestão Municipal manifesta o sincero sentimento de pesar pelo falecimento do paciente e se solidariza com familiares e amigos.

Prefeitura Municipal de Várzea da Roça
Amor por nossa Gente



Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem