O tsunami ocorrido no arquipélago de Tonga após erupção vulcânica no Oceano Pacífico, no dia 15, foi detectado no Brasil 17 horas depois, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 21.

Na Estação Maregráfica do Instituto, localizada em Arraial do Cabo (RJ), foram percebidas alterações do nível do mar local na costa brasileira, às 18h20 (horário de Brasília).

Segundo o engenheiro agrimensor do IBGE, Everton Gomes dos Santos, foi percebido discrepância significativa entre a previsão astronômica de maré e a altura do nível d'água do local.

"A perturbação temporária foi de 8 centímetros. Logo depois de aproximadamente um dia, os níveis começaram a voltar ao normal".

Além do tsunami causado pela erupção do vulcão Hunga Tonga Hunga Há’apai, que devastou ilhas e destruiu casas em Tonga, fenômeno semelhante já havia sido captado anteriormente.

Em 2004, o tsunami do Oceano Índico, que deixou mais de 200 mil mortos, foi detectado um dia após o incidente pela Estação Maregráfica de Macaé (RJ), atualmente desativada.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem