Qual o papel da/o engenheira/o civil na construção de uma sociedade?

A engenheira civil Layane Ferreira Mendes responde:

“Uma boa maneira de reconhecer os méritos de uma profissão é exercitar seu pensamento e imaginar como seria a sociedade caso ela não existisse. Caso não houvesse engenheira/o civil provavelmente o planejamento elétrico e hidráulico da sua residência não poderia ser feito. Ou mais, sua residência também não iria existir. Além disso, as ruas, o serviço de esgoto, as pontes e até mesmo a comunicação estariam ameaçadas caso não houvesse essa atividade.

A Engenharia Civil é a área de maior importância quando o assunto é estrutura. Ela permite que projetos e construções de edifícios, estradas, túneis, metrôs, barragens, portos, aeroportos entre outras obras possam ser feitos. Escolher os lugares mais apropriados para uma construção, verificar a solidez e a segurança do terreno e do material usado na obra e fiscalizar o andamento do projeto também são atribuições dessa importante profissão.”

Assim, a existência das cidades é muito atrelada com o progresso dessa profissão. Porém, essa atividade vai muito além do mérito das construções. Ela mostra que é necessário um planejamento com objetivo de facilitar nosso cotidiano. Precisa-se pensar, calcular, testar e até mesmo tentar adivinhar futuras complicações para que a nossa rotina seja mais agradável e segura. Isso evita problemas, desgastes e falhas, faz com que vivamos com menos estresses e tensões. Esse tipo de pensamento proativo não deve ser uma exclusividade da Engenharia Civil, deve também estar na cabeça de todos vocês que estão lendo esse blog. Logo, se permita ser também um pouco de engenheiro civil e planejar uma parcela do seu dia, ou seja, pensar antes e executar depois, e quem pensar antes executa melhor. Essa é máxima que todo profissional dessa área se baseia.

Desde 1933, a profissão de engenheira/o civil é regulamentada no Brasil, mas infelizmente não existe reconhecimento ao profissional da área da engenharia civil. A maioria das construções existentes ou em andamentos são executadas sem planejamento e sem a fiscalização de um profissional habilitado. A procura geralmente acontece quando precisa resolver alguma patologia existente onde poderia ter sido evitada no início da construção, assim, acaba-se gastando mais por não ter tido o devido planejamento.

Percebo atualmente que existe ainda um certo tabu referente ao profissional da área, que contrata- se apenas para obras de grande porte (edifícios, pontes, estradas). Mas existe um grande equívoco nesse pensamento, construir de forma desordenada e sem os cumprimentos das normas vigentes e sem um profissional habilitado pelo CREA pode se tornar uma grande tragédia. Muitas vezes os laudos técnicos apontam que essas construções irregulares não tiveram o devido dimensionamento estrutural ocasionando em alguns casos desabamentos e óbitos.

Atualmente estou executando uma obra residencial em Mairi, tive alguns desafios na execução da mesma. Planejar a logística de material e como concretar dois pavimentos sem ter uma empresa especializada em concreto usinado, no final tive que dosar meu próprio traço na obra e mantendo a qualidade do concreto, entre outros desafios.

Por fim, sempre tenham em mente que é de extrema importância contratar um profissional habilitado para gerenciar sua obra, no final da execução você terá a percepção que é investimento ter alguém capacitado a frente do seu projeto, garantindo planejamento e segurança de sua obra.

Contato: (75) 9 8131-1392.



 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem