Subiu para 51 o número de municípios declarados em situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram o Sul da Bahia, desde a semana passada. De acordo com a última atualização da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, 10 pessoas morreram e 267 ficaram feridas.

Ainda de acordo com a Superintendência, 220.297 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Entre elas, 15.199 ficaram desalojadas (tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo do município) e e 6.371 desabrigadas.

A meteorologista da Climatempo Desirée Brandt explicou, em entrevista à CNN,que uma série de fatores propiciou a formação das tempestades na região, como a influência da La Niña.

De acordo com a especialista, mais de 500mm de chuva foram registrados na região do município de Itamaraju. Segundo o Inmet, a média de precipitação nessa região durante todo o mês de dezembro é de, no máximo, 150mm.

O governo Rui Costa anunciou, nesta segunda-feira, 13, uma série de medidas a fim de mitigar os efeitos das fortes chuvas nos municípios do Extremo Sul da Bahia. Dentre elas, a formação de um governo provisório, com transferência de parte do secretariado à região, com o objetivo de acompanhar “o mais próximo possível” a situação.

As cidades que estão em situação de emergência: Alcobaça, Amélia Rodrigues, Anagé, Baixa Grande, Belmonte, Boa Vista do Tupim, Camacan, Canavieiras, Caravelas, Cocos, Encruzilhada, Eunapolis, Guaratinga, Iaçu, Ibicoara, Ibicuí, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itapebi, Itaberaba, Itacaré, Itagimirim, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapetinga, Itaquara, Itarantim, Jaguaquara, Jiquiriçá, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Maragogipe, Marcionilio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Mucugê, Mucuri, Mutuípe, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Santanópolis, Teixeira de Freitas, Teolândia e Vereda.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem