Jacobina, no alto da Chapada Diamantina, fez a dobradinha dos premiados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), no certame realizado anualmente, com consulta popular, para escolha da empresa e da personalidade de destaque na atividade durante todo o ano.

Nesta edição, venceram a Yamana Gold, com 55% dos votos, e seu vice-presidente Sandro Magalhães, 40%, em resultado interpretado como um reconhecimento pelas ações socioambientais em benefício de comunidades vizinhas do local onde a mineradora está instalada.

O Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental promove atividades sociais além de iniciativas em educação, proteção ao meio ambiente e apoio a manifestações culturais, por meio de um programa de atendimento às demandas das comunidades, como nas localidades de Jaboticaba e Itapicuru, com implantação de rede de fibra óptica para internet.

– A mineração na Bahia vem crescendo e se destacando no país e a parceria da CBPM tem sido fundamental para mostrarmos, inclusive, que ser sustentável é uma premissa para trabalhar no ramo da mineração hoje em dia – comemora Sandro Magalhães.

Cerimônia – O presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, anunciou para o dia 17 a cerimônia de premiação, com a entrega de troféus em formato de esculturas assinadas pelo artista plástico Bel Borba, como reconhecimento pelo trabalho realizado pelos campeões.

– O prêmio CBPM é uma forma que encontramos para homenagear as mineradoras e personalidades do setor, por tudo que eles fizeram e os impactos positivos que eles trouxeram para a mineração na Bahia esses anos – disse Antonio Carlos Tramm.

“V ou continuar divulgando e propagando a ciência pelo nosso País, principalmente para crianças. [Entre] meus objetivos maiores está trabalhar em agências espaciais fora do País, como a Nasa”

Geovana Sousa, estudante de Física do IFCE, após receber certificação pela detecção de 46 asteroides

Divulgação do turismo

O trabalho de divulgação dos destinos Bahia aumenta de importância neste momento de recuo da pandemia, com oportunidades de turismo seguro, daí a participação de representantes baianos no 16º. Festival das Cataratas, ponto de encontro do trade nacional, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Tido como um dos mais importantes eventos turísticos da América Latina, o festival debate atrativos e diferenciais competitivos, o plano de retomada das atividades no setor, caso seja mantido e ampliado o controle da infecção por Sars-Cov-2 e suas variáveis.

– Terminamos a participação no Festival das Cataratas e, neste sábado, já estaremos na Feira Internacional de Turismo, em Buenos Aires – disse a diretora de Promoções da Secretaria de Turismo, Regina Ahmed.

POUCAS & BOAS

A Bahia Beach Empreendimentos Imobiliários, responsável pelo Projeto Fasano Trancoso, esclarece que o empreendimento não é majoritariamente controlado por fundo de investimento referido nesta coluna, em nota publicada em 02/12/2021 sob o título “Imbróglio em Trancoso”. Segundo a empresa, o empreendimento da Bahia Beach possui a mesma gestão e controle há mais de 10 anos. Ela também alega desconhecer a entidade “Ciderwood” mencionada na mesma nota. “A inauguração do Projeto Fasano Trancoso não está de forma alguma ameaçada pelas questões mencionadas na nota”.

Novos cenários da Engenharia da Bahia é o tema do encontro que acontece hoje no auditório do Centro Cultural de Jacobina, a partir das 8h, com a participação do presidente e do vice-presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija e Diógenes Senna, além da superintendente operacional da instituição, Márcia Virgínia. Organizado pela Associação Regional dos Profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências (Aspeag), o evento tem apoio do Sistema Confea/Crea/Mútua.

Com apresentação de Maculelê, rodas de capoeira e batizado com troca de cordas, acontece hoje com início às 18h o XV Encontro de Capoeira Centro-Sul baiano e Chapada Diamantina no município de Livramento de Nossa Senhora, a pouco mais de 600 km de Salvador. A organização é do Grupo de Capoeira Expressão, Arte e Cultura (Ceac), que promove o Movimento de Solo e Samba de Roda no encerramento.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem