Cerca de 40 mulheres do município colocaram o Dispositivo Intra - Uterino (DIU), método eficaz para evitar a gravidez. Os atendimentos foram realizados em novembro e dezembro pela Dra. Louise, especialista em ginecologia, obstetrícia e mastologia.

A Dra Louise vê vantagens na colocação do aparelho. “Não há descarga hormonal no organismo, é seguro e rápido de colocar’’, frisou. As chances de uma mulher engravidar usando o DIU é de apenas 0,2%. Apesar disso, a médica reconhece que ainda há mulheres que resistem ao método.

Qualquer mulher em idade fértil, de todas as idades e com vida sexual ativa, pode usar o método contraceptivo durante 10 anos. Entretanto, a médica Louise alerta que é necessário uma revisão anual.

A inserção do DIU se dará mediante a realização do preventivo - menos de um ano da data prevista para colocação do aparelho, e apresentação do exame beta, de sangue, que detecta ou não uma gravidez.

Experiência com o DIU

Mãe de uma criança de dois meses, Gilvanda de Souza Catureba Macedo, 28 anos, colocou o DIU pela primeira vez nesta semana e confessou que a desinformação a impediu de fazer o procedimento.

“Vou estar tranquila com relação a gravidez e também não vou precisar tomar nenhum tipo de pílula ou injeção. Antes sentia medo, mas estava mesmo era desinformada”, confessou.

A Coordenadora da Rede Cegonha em Mairi, a enfermeira Edna Barbosa afirmou que as pacientes que inseriram o DIU foram triadas previamente. Edna reforça a necessidade de se fazer periodicamente as revisões que garantirão a eficácia e a durabilidade dos dispositivos.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem