Uma família com quatro pessoas conseguiu sair ilesa após o desabamento da casa em decorrência das fortes chuvas que atingem Nova Canaã, cidade localizada no sudoeste da Bahia, a cerca de 490 km de distância de Salvador. Eles foram levados para casa de parentes e estão tendo acompanhamento psicológico, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura.

Nas imagens, que circulam pelas redes sociais, as quatro pessoas são alertadas por outros vizinhos, que pedem para eles correrem para os fundos porque a casa vai desabar. Segundos depois, o vídeo flagra a parte de frente do imóvel desabando. O acidente ocorreu por volta das 13h30 de hoje. Ninguém ficou ferido. 

"Vai cair a frente da casa toda. Meu Deus, meu Deus, meu Deus. O povo deu tempo de correr para o fundo?", questiona uma senhora, não identificada no vídeo, incrédula. 

Segundo a prefeitura, a cidade ainda não registrou nenhuma vítima fatal em decorrência das chuvas, mas várias outras casas já desabaram na região. 

As famílias estão recebendo o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Cidadania. Nova Canaã é um dos municípios que constam na lista de cidades em situação de emergência.

Os fortes temporais que castigam a Bahia já provocaram a morte de pelo menos 21 pessoas —Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2). 

Cerca de 77 mil pessoas precisaram deixar as suas casas —34.163 delas estão desabrigadas e precisam de assistência do governo para ter uma moradia temporária. Já são 136 cidades em situação de emergência — o equivalente a 30% dos municípios na Bahia. 

Foram registrados 17 mil novos casos de pessoas desalojadas ou desabrigadas nas últimas 24 horas —no levantamento anterior, divulgado ontem (27) à tarde, a Defesa Civil havia contabilizado 60 mil pessoas nessas condições. 

Há risco de novas enchentes em ao menos quatro municípios na região sul do estado, segundo alertou hoje o Corpo de Bombeiros do estado. Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales devem ser atingidas pela abertura de comportas de uma barragem de Minas Gerais. 

Apesar da tragédia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu tirar férias e praticar atividades de lazer em Santa Catarina. Até o momento, o mandatário mandou apenas seus ministros até a região castigada.

Fonte: UOL

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem