A Secretaria Municipal da Saúde de Mairi por meio da Vigilância Epidemiológica divulgou nesta sexta (17) um alerta epidemiológico acerca da circulação do vírus Influenza A (H3N2), recomendando medidas de prevenção à população.

A Bahia registrou nesta quinta, 16 de dezembro, a primeira morte causada pela Influenza A H3N2. A vítima, uma mulher de 80 anos que residia em Salvador e não estava vacinada contra a doença, era portadora de doença cardiovascular crônica e diabete. De acordo com o último boletim divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lancen-BA), a Bahia registrou 170 casos de Síndrome Gripal (SG) com resultado positivo para Influenza A H3N2. Destes, 48 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de hospitalização.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A vacinação contra a Influenza permite prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença.

As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a Influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do Sars-CoV-2

Em 2021, foi realizada a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Infelizmente, a adesão a esta ação coletiva de proteção, contra uma infecção viral grave, não obteve o sucesso esperado, houve uma baixa procura por esta vacina nas unidades de saúde em todo país, bem como no município de Mairi que não atingiu a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2021, vacinando apenas 77% do grupo alvo.

Devido ao alerta para ocorrência de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ocasionada pelo vírus Influenza A H1N1 e Influenza A H3n2 Sazonal. A secretaria Municipal da Saúde de Mairi divulga a população as seguintes orientações:

• Lavagem das mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento;

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

• Manter os ambientes bem ventilados;

• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

• Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquido.

Nos casos de gripe apresentando febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo, mal estar geral e calafrios procure o serviço de saúde mais próximo para diagnóstico e tratamento adequado e permaneçam em suas residências pelo tempo estipulado pelo médico. Crianças com esses sintomas não deverão ir à escola.

Fique atento aos seguintes sinais de alerta:

Febre alta, desconforto respiratório, pressão baixa ou piora dos sinais e sintomas, nesse caso procure a Unidade Hospitalar.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem