A Secretaria Municipal da Educação de Mairi-BA anunciou o retorno às aulas presenciais no município para esta segunda-feira, dia 04 de outubro de 2021. Esse retorno foi cuidadosamente planejado pela equipe da Secretaria da Educação e Secretaria de Saúde e atenderá primeiramente ao modelo híbrido, que mescla o ensino presencial e o ensino remoto.
Além de contar com a alternância de parte dos alunos nos dias de aula, a estrutura das escolas foi alterada para comportar o novo modelo de ensino, com medidas sanitárias e de distanciamento sendo aplicadas nos espaços escolares. Professores, direção, pessoal de apoio, merendeiras e auxiliares de serviços gerais receberam treinamento para observar as novas condições de prevenção à Covid-19 que foram implantadas para este retorno. O uso da máscara é obrigatório, como a proibição de uso de materiais emprestados e troca de alimentos pelos alunos.
A liberação das aulas no município de Mairi segue as estatísticas da Covid-19 no município, bem como o avanço da vacinação.
Com base nestes dados e na preparação realizada junto aos profissionais da educação, o município retorna cautelosamente e de forma escalonada com a presença dos alunos em sala de aula, retornando ao espaço escolar após um ano e seis meses depois da abrupta interrupção do ensino em março de 2020. Apesar do distanciamento imposto pela pandemia, a Secretaria manteve durante todo este tempo o contato com todos os alunos da rede, continuando os estudos com atividades e aulas remotas.
Para a Secretária de Educação, Profª Samia Najar “Este é um retorno pelo qual toda sociedade mairiense esperava. Estamos tomando todos os cuidados e utilizando todos os protocolos que a Secretaria de Saúde e a vigilância epidemiológica recomendaram para os espaços escolares, com treinamento do nosso pessoal e para a orientação aos nossos alunos. Estamos muito felizes em retornar, ainda que de modo híbrido, e estaremos cada vez mais empenhados e trabalhando pelo ensino de nossos jovens e adultos neste momento de grande alegria pelo retorno às nossas aulas”.
Fonte: www.mairi.ba.gov.br