O Projeto de Lei (PL) 7353/14, que cria a Universidade Federal do Piemonte da Diamantina, na Bahia, recebeu parecer favorável da relatora, a deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA), durante a sessão na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados da última quarta-feira (08/09). A proposta é do deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA).
O parlamentar do PCdoB comemorou o parecer e a definição de Jacobina como sede da instituição. “Investir na educação é investir em desenvolvimento e dignidade. Por isso, me sinto feliz em contribuir com essa importante área. O povo de Jacobina e da região merece esse instrumento de transformação social, que é a implantação de uma universidade federal”, declarou o autor da proposta.
O Território de Identidade Piemonte da Chapada Diamantina compreende nove municípios da Bahia: além de Jacobina, Caém, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova.
O prefeito de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB), também comemorou a decisão favorável da relatora do projeto. Para ele, existe uma grande expectativa pela aprovação da proposta, pois o município tem muito a ganhar com a instalação de uma instituição federal de ensino.
“Com a proposta da criação da Universidade Federal do Piemonte da Diamantina e com sua sede em Jacobina, nosso município poderá se tornar um polo nacional de educação universitária, uma conquista histórica que elevará o desenvolvimento econômico e social de Jacobina para um outro patamar!”, disse o prefeito.
O projeto de lei de Daniel Almeida segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara.
Ascom/@daniel_pcdob