A Prefeitura de Mairi, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o Programa de Controle do Tabagismo. O programa busca auxiliar pessoas no combate ao uso do cigarro, orientando o fumante sobre os riscos à saúde e sobre a importância da dedicação do próprio indivíduo no processo de parar de fumar.

As ações serão realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs), através de grupo de fumantes, que fará sessões semanais, com uma equipe multiprofissional, ajuda psicológica e tratamento medicamentoso.

No decorrer do tratamento, as sessões passam a ser quinzenais e, depois, mensais. O medicamento oferecido no início da terapia será de acordo com a avaliação médica e seguirá os critérios de tratamento do tabagismo determinados pelo Ministério da Saúde. Os fumantes serão auxiliados em possíveis crises ansiosas e de abstinência.

A dependência à nicotina é um problema de saúde pública no mundo inteiro e o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa evitável de morte.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br




Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem