Uma moradora da localidade do Navegante, na zona rural de Macajuba-BA, tomou um susto no último sábado, 31 de julho de 2021, quando estava fazendo colheita de milho na roça da família.

Uma das espigas estava com um aspecto estranho. Dona Maria, que é conhecida como Maria de Jovem, tirou fotos da espiga com a anomalia e enviou ao Blog Deixa Comigo Macajuba.

O Deixa Comigo Macajuba pesquisou sobre o assunto e de acordo com o Professor Doutor Paulo Fortes Neto, engenheiro agrônomo e que integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (Unitau).

Ele assegurou que esse problema na espiga é comum de ocorrer nas plantações de milho.” Na verdade, este sintoma no grão é típico da doença conhecida como 'Carvão do Milho' e é causado pelo fungo Ustilago maydis. O fungo se instala no interior da espiga e depois produz uma massa utilizando todo o amido do grão, se ele cortar o grão o seu interior irá apresentar uma massa negra que lembra o aspecto do carvão", explicou Fortes.

Ainda de acordo com o professor, fatores como a estiagem que atingiu a região nos últimos meses e o tipo de milho usado na plantação também podem influenciar para que espigas com deformidades apareçam no momento da colheita.

Fonte: Blog Deixa Comigo Macajuba 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem