O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que as forças militares do país entraram no Afeganistão para derrotar a organização terrorista Al-Qaeda e cumpriram sua missão. De acordo com o democrata, agora, o foco do país é retirar os americanos e aliados afegãos que ainda estão no país dominado pelo Talibã.

Biden explicou que os EUA fizeram um acordo com o Talibã para que todos os americanos pudessem pelos postos de controle nos arredores do aeroporto de Cabul. Contestado por jornalistas sobre a situação de intérpretes afegãos e demais aliados que estão sob ameaça, o presidente americano afirmou que "estão fazendo todo o possível" para também levá-los aos EUA.

"Nós iremos fazer tudo o que pudermos para garantir uma evacuação segura para nossos aliados afegãos, parceiros, e afegãos que possam ser alvo do Talibã devido a sua associação com os Estados Unidos", disse. Desde a queda de Cabul para o Talibã, mais de 13 mil pessoas já foram evacuadas, informou nesta sexta-feira, 20, durante coletiva de imprensa.

Na coletiva, Biden afirmou que o país também trabalha para retirar 204 jornalistas do Afeganistão, e que os quase 6 mil soldados presentes na região ajudarão no processo de retirada de todos em um processo sem data definida para acabar.

Segundo ele, até o momento não foram registrados problemas na evacuação dos cidadãos americanos do país, mas não se sabe exatamente qual é o número de pessoas que embarcarão em direção aos EUA. Novamente, mencionou que qualquer retaliação contará com uma resposta "rápida e forte".

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem