A Prefeitura Municipal de Mairi, através da Secretaria da Educação, está realizando a Semana da Educação Infantil, com uma série de ações especiais. As atividades, que começaram na última segunda-feira (23) e vão até sexta (27), contemplam vídeos educativos com professoras convidando a população para olhar para a Educação Infantil e refletir sobre sua importância, além das propostas de ações nas creches e escolas.

“Ter uma data comemorativa municipal para a Educação Infantil é uma afirmação da importância e significado dessa etapa da Educação Básica na vida e na formação das crianças de Mairi. Considerando o histórico da Educação Infantil, o estabelecimento dessa agenda anual é uma ação política altamente significativa para o fortalecimento das políticas públicas e para o reconhecimento social dos sujeitos da primeira infância”, afirma Ana Carla Pimenta, Coordenadora Técnica da Educação Infantil.

O objetivo da Semana Municipal da Educação Infantil é promover um período de reflexão coletiva acerca da necessidade de garantir às crianças de 0 a 5 anos seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e a demais aspectos associados a uma educação de qualidade.

Também busca valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação Infantil, que organizam tempo, espaços e experiências educativas de modo a respeitar os desejos, as necessidades e o direito que as crianças têm de viver uma infância feliz.

“Temos certeza de que a Educação Infantil é fruto de uma construção coletiva dos profissionais e das famílias que acreditam nos direitos das crianças da primeira infância. Apesar de haver ainda muito que avançar, grandes conquistas já foram alcançadas” afirma a diretora da Creche Manoel Amâncio de Oliveira, Juciene Ferreira.

Lei Municipal

A Semana Nacional da Educação Infantil foi instituída pela Lei Federal 12.602 de 3 de abril de 2012 e acontece em homenagem à doutora Zilda Arns, médica e sanitarista brasileira, que foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança.

O ponto alto da semana é o dia 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil. Desde o dia 5 de novembro de 2018 o Prefeito Jobope sancionou a Lei Municipal nº 850, que institui a Semana e o Dia Municipal da Educação Infantil, haja vista a necessidade e importância de conscientizar a sociedade no sentido de valorizar e respeitar a Educação Infantil para o desenvolvimento das nossas crianças.





























Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem