Proposto pelo Instituto Sicoob, programa quer fomentar cidadãos mais conscientes sobre a cultura da colaboração
Estão abertas as inscrições para
o Concurso Cultural do Instituto Sicoob, com o tema “Cooperativismo, uma forma
de viver”. Este ano, podem participar estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino
Fundamental I de escolas convidadas das redes pública e privada e de
cooperativas escolares de todo o Brasil.
O objetivo, segundo Daiane Lara
Landim, analista de Projetos do Instituto Sicoob, é difundir o conceito de
cooperação para as crianças. “Queremos que eles se tornem cidadãos conscientes
e responsáveis, fortalecendo a cultura da cooperação”, diz.
Os alunos mais novos poderão se
expressar por meio de desenhos, enquanto os mais velhos vão escrever textos
narrativos de até 25 linhas. As premiações serão realizadas em três etapas:
locais (cooperativas Singulares), regionais (Centrais Sicoob) e nacional.
As crianças irão concorrer a kits
escolares, tablets e notebooks, enquanto os professores podem ganhar de R$ 1
mil a R$ 3 mil. As escolas também competem para ganhar data show e caixa de
som.
“Nós propusemos uma reflexão, com
debates e produção de material sobre o cooperativismo, mostrando que a
cooperação é uma escolha, uma maneira de levar a vida”, explica Daiane.
As inscrições estão abertas até 10 de setembro e podem participar escolas
convidadas por cooperativas Sicoob, que preencherem ficha no site www.concursocultural2021.com.br.
Em novembro, serão divulgados os resultados. As informações serão publicadas em
www.institutosicoob.org.br.
Consumo consciente
Em sua última edição, em 2019, o
Concurso Cultural do Instituto Sicoob fomentou a reflexão sobre o consumo
consciente e o capitalismo. Participaram quase 760 escolas de 15 estados, mais
o Distrito Federal, o que envolveu mais de 60 mil alunos. Ao todo, desde o
início do programa, em 2011, o Instituto Sicoob movimentou mais de 175
mil estudantes. “O impacto que queremos promover não envolve números, mas sim o
futuro desses jovens. Esse programa visa conscientizar crianças e jovens que
podem ser figuras ativas na construção de um mundo mais colaborativo”.