A Bahia registrou 30 mortes e 1.719 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. Com os números obtidos, o estado já totaliza 23.739 óbitos e 1.119.127 contaminados desde o início da pandemia. A informação foi divulgada na tarde deste domingo, 27, por mieo do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

De acordo com o balanço, os recentes óbitos acrescidos ocorreram em datas distintas, desde o dia 22 de julho do ano passado. Com isso, diversos fatores podem ser responsáveis pelos registros tardios dos óbitos, inclusive a sobrecarga das equipes de investigação.

Dentro do montante de contaminados, a Sesab informa ainda que 1.081.290 pessoas já conseguiram se recuperar da doença e quase 15 mil pacientes ainda encontram-se como ‘casos ativos’. Atualmente, a taxa de letalidade da Covid-19 no território baiano corresponde a 2,12% do total de diagnósticos positivos.

Na linha de frente do combate a pandemia, a secretaria informou que cerca de 50,7 mil profissionais baianos da área de saúde já testaram positivo para a Covid-19.

Ainda segundo a Sesab, quase 1,36 milhões de suspeitas de contaminação por Covid-19 já foram descartadas do sistema. No entanto, ainda restam cerca de 230,6 mil que estão sob investigação e aguardando o resultado dos exames.

UTIs

A Sesab informou que até às 12h deste domingo, 27, solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 24 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 ainda estavam no sistema.

Segundo o boletim, a taxa de ocupação total dos leitos em todo estado corresponde a 65%. No entanto, o recorte percentual voltado para UTI adulto compreende 71% de ocupação.

Vacinação

Com 4.720.461 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 1.798.012 receberam também a segunda aplicação, e mais 32.841 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas deste domingo, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao.

Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses.

O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem