Imagem: Pixabay

Está pensando em ir viver em Salvador, seja a trabalho, ou para desfrutar sua aposentadoria? É fácil se envolver em procurar uma casa que marque tudo o que está previsto em sua lista de desejos, mas os especialistas em imóveis dizem que é mais importante prestar atenção ao bairro. Afinal, uma casa pode ser reformada e consertada, mas você não pode mudar sua localização, o clima da comunidade ou seus vizinhos.

Ao descobrir como encontrar um bom bairro para viver em Salvador, tudo se resume a uma coisa: pesquisar. E muito disso. Seu corretor de imóveis é um bom recurso para apontar as principais comodidades e aprender sobre as regras de associação de proprietários , mas você não pode confiar neles para obter algumas informações específicas.

Os corretores de imóveis precisam ter muito cuidado para não dizer nada que possa levar as pessoas a um bairro ou outro. Dito isso, você pode encontrar muitas informações por conta própria online. Sites e comunidades em redes sociais são um ótimo ponto de partida para dados sobre uma área específica, incluindo taxas de criminalidade, níveis de renda, dados demográficos e informações escolares, por exemplo.

Mas, você ainda está se perguntando como encontrar um bom bairro? Aqui estão outros fatores a serem considerados ao buscar por um lugar para morar em Salvador. Acompanhe!

1. Taxas de criminalidade

Para muitos compradores de casas, a segurança é a prioridade ao escolher um bom bairro. Um bairro com baixo índice de criminalidade não é apenas mais seguro, mas pode ajudar a manter os valores das propriedades à tona nos próximos anos. Para verificar isso, você pode consultar sites de notícias e, também, dirigir várias vezes pelo bairro desejado para verificar o trânsito e o barulho, além de visitar comércios e conversar com pessoas que vivem na região.

2. Qualidade escolar

Mesmo se você não tiver filhos, comprar uma casa em uma comunidade com boas escolas pode ser um investimento inteligente, porque os futuros compradores podem ter filhos. As escolas têm muito a ver com o valor de revenda de uma casa. Considere, por exemplo, casas em condomínio na Praia do Flamengo, que é uma ótima opção para quem deseja ir morar em Salvador.

3. Estilo de vida

Casais sem crianças que procuram um ritmo mais lento de vida. Preste atenção a coisas como parques, espaços abertos, trilhas, proximidade de lojas, restaurantes e atrações locais. Agora, se você preferir uma vida mais badalada, pode por exemplo buscar algo com noite agitada e vida gastronômica ativa, como é o caso de quem busca comprar apartamento em Ondina. Neste caso, mais uma vez, a internet é sua amiga para pesquisas iniciais. Analise grupos de bairro no Facebook, jornais comunitários ou o site ou boletim informativo de pessoas que vivem na região, de modo a para sentir a vibração do bairro desejado ou quaisquer eventos especiais que eles hospedem. Pais de família podem, por exemplo, verificar a programação em uma biblioteca para seus filhos, enquanto um maratonista pode estar interessado em grupos locais de corrida.

4. Orgulho de propriedade e valor de mercado

Quando os residentes de um bairro realmente se importam com suas casas e sua comunidade, isso fica evidente - e cria um lugar melhor para se viver. Um bairro que pertence a um bom padrão de cuidados em seus imóveis tem mais probabilidade de ter uma aparência consistente e bom valor de mercado. Você saberá se as pessoas têm orgulho de morar em uma vizinhança simplesmente conversando com elas e perguntando o quanto elas gostam dali e quais seus pontos altos. Além disso, observe o tempo e o dinheiro que estão investindo em suas casas. Casas bem mantidas com gramados bem ajardinados são um bom sinal de que seus futuros vizinhos se preocupam com suas propriedades (e esperam que você faça o mesmo). Considere isto ao buscar por um apartamento para vender no Rio Vermelho.

5. Acessibilidade e transporte

Quanto tempo você levará para chegar ao trabalho dos bairros que está considerando? Você vai dirigir ou usar o transporte público? Se você dirige, há estacionamento acessível para usar? Se você não vai dirigir, as ofertas de transporte público são adequadas? Não importa o quanto você ame seu novo bairro, você vai querer deixá-lo de vez em quando. Certifique-se de que suas opções de transporte atendam às suas necessidades. Além do mais, também considere seu modo de acesso a supermercados, farmácias e bancos: o bairro em que você está pensando tem uma mercearia que você possa pagar? Que tal uma farmácia para encher receitas e um banco ou caixa eletrônico? Considere a distância que você deseja caminhar, dirigir ou pedalar para chegar a qualquer um desses três serviços necessários antes de determinar onde deve morar em Salvador!

6. Atrativos culturais

Salvador é uma cidade que expressa cultura em cada canto. Se você adora ver peças de teatro, concertos, filmes e exposições de arte, além de manifestações folclóricas e religiosas, esta cidade é ideal para você! Verifique as possibilidade de vivência cultural existente em cada bairro e busque por aquele que mais se identifica com a sua percepção de arte e de valores culturais. Alias, pergunte-se: o que você faria se a Netflix parasse de funcionar repentinamente? Existem bares, restaurantes, casas de shows ou cinemas em sua vizinhança que você possa conferir? Você precisa estar perto de uma igreja, sinagoga ou mesquita para se sentir em casa em seu novo bairro? Explore as opções e tente frequentar um serviço antes de se comprometer a comprar ou alugar na região pensada. Se essas atividades são importantes para você, provavelmente você desejará incluí-las em sua forma de escolha de um bairro para viver em Salvador.

Para fazer uma escolha interessante e assertiva, visite o bairro desejado em diferentes horas do dia. Alguns bairros em Salvador ficam mortos durante o dia e animados à noite, ou agradáveis ​​à luz do dia, mas assustadores à noite. Tente visitar as áreas que você está considerando durante o dia e à noite, nos dias de semana e nos finais de semana.

Por Mirela Bastos

Gostou destas dicas? Compartilhe este post!

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem