De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), divulgado no início da noite deste sábado, 13, foram registradas 64 mortes pela Covid-19. Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados neste sábado. Na última semana, os números demonstraram uma tendência de crescimento dos mortes e de quadros clínicos mais graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.587 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6) e 3.182 recuperados (+0,5%). Dos 627.265 casos confirmados desde o início da pandemia, 601.598 já são considerados recuperados e 14.993 encontram-se ativos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 10.674, representando uma letalidade de 1,70%. Dentre os óbitos, 56% ocorreram no sexo masculino e 43% no sexo feminino.

De acordo com o Governo do Estado, os registros tardios e/ou acúmulo de casos se devem à sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual, a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Vacinação

Com 372.098 vacinados contra o coronavírus, até às 15h deste sábado, a Bahia é um dos estados do país com o maior número de imunizados. A Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município, com o objetivo de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem