A rede estadual de ensino iniciará no dia 15 de março, de forma totalmente remota, o ano letivo 2020/2021, anunciaram nesta terça-feira, 23, o governador Rui Costa e o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, em transmissão nas redes sociais. Não há previsão para o retorno das aulas presenciais.

"Isso vai acontecer quando tivermos a contaminação sob controle, e a segurança de que não está crescendo número de mortes ou pessoas procurando os hospitais. Não vamos fixar a data do ensino híbrido", afirmou o governador.

Na segunda fase do planejamento, os estudantes se revezarão, com três dias em sala de aula e outros três dias com atividades em casa. Já na terceira fase, quando retornarem unicamente as aulas presenciais, serão seis dias de atividades nas escolas, como forma de compensar as horas do ano passado.

O planejamento estabelece a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula.

Rui explicou que haverá uma alternativa para os estudantes sem acesso à banda larga em suas residências. Os alunos poderão se deslocar até as escolas, onde poderão baixar o conteúdo no celular, e depois retornarão para casa. Além disso, serão utilizados livros didáticos, salas virtuais do Google, cadernos de apoio à aprendizagem, exercícios de reforço via WhatsApp e um novo canal da TVE, o Educa Bahia, que estreia no dia 1º de março.

“Adotamos uma estratégia que irá atender a todos os alunos da rede estadual. Desde o início da pandemia, eu afirmei que não iria aceitar uma solução que alcançasse um número pequeno de alunos. Temos muitos estudantes que moram na zona rural e que não têm sequer sinal de celular. Por isso, estamos implementando esse início remoto das aulas, que não se trata de aula virtual por entender que não contemplaria os alunos que não têm sinal de telefone ou banda larga”, afirmou Rui.

"No dia 1º de março, nós chamaremos os profissionais da educação para se prepararem e, para a divulgação, com maior força, do que nós iremos fazer. No dia 8 de março, nós iniciaremos a jornada pedagógica Paulo Freire, fechando um ciclo de planejamento e preparação da rede estadual. No dia 15 de março, iniciaremos as aulas de forma remota”, detalhou o secretário.

Matrícula - Para os estudantes que já fazem parte da rede estadual, a matrícula será automática, ou seja, não será necessário ir às unidades de ensino ou fazer alguma atualização cadastral pela internet.

Para aqueles que vão ingressar na rede estadual, um calendário específico ainda será divulgado. “Nós vamos disponibilizar canais de comunicação com a escola, com a secretaria, com a Ouvidoria, para tranquilizar os pais sobre a matrícula”, completou Jerônimo.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem