A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta segunda-feira, 30, adicionar uma cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça, 1º. Após reunião extraordinária, a entidade optou por cobrar a bandeira vermelha patamar 2, que possui o maior valor no sistema de bandeiras de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em 26 de maio, a Aneel chegou a anunciar que não iria fazer cobrança extra na conta de luz até o dia 31 de dezembro devido a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz, o despacho de maio foi revogado porque o Brasil voltou a consumir como antes da pandemia. No entanto, conforme a Aneel, a oferta de energia ficou comprometida por causa dos baixos níveis dos reservatórios, o que justificaria a aplicação da bandeira.

"Essa condição de oferta adversa, somada à tendência de recuperação de carga da energia aos patamares pré-crise, são indícios concretos de que o mecanismo das bandeiras já merece ser restabelecido e a curto prazo", afirmou o relator, segundo informações do G1.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem