Com investimento de R$ 23 milhões, empreendimento irá beneficiar cerca de 83 mil clientes 

A Coelba energizou, na última semana, mais uma nova subestação (SE) na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Com investimento de R$ 23 milhões, a SE Camaçari V reforça o sistema de distribuição do município e de parte do Polo Petroquímico, beneficiando mais de 300 mil habitantes.

Com capacidade de 53,2 MVA, a inauguração da nova subestação permite maior flexibilidade operacional, já que viabiliza a transferência de cargas entre as subestações próximas – Camaçari I e Camaçari III, procedimento que garante maior confiabilidade no fornecimento de energia para os consumidores da região, que passam a contar agora com alternativas para o suprimento de energia em casos de contingências do sistema. Além disso, o novo empreendimento viabiliza o atendimento de novos clientes, graças ao aumento na oferta de energia. 

A SE Camaçari V é totalmente automatizada, o que dispensa a presença de eletricistas e operadores no empreendimento para efetuar manobras nas instalações. Este procedimento passa a ser realizado diretamente pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Coelba, em Salvador, por comunicação via satélite. Este tipo de instalação exige uma manutenção praticamente nula ao longo dos anos.  

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem