Diante do atual cenário, considerando os resultados das recentes pesquisas, os desafios de Xoxa, candidato do atual prefeito Batista, consistem em conquistar 100% dos indecisos, não perder ninguém das suas bases e ainda conquistar parte dos eleitores de Valcyr. Ao petista, para assegurar a vitória, cabe evitar perdas até às 17h do dia 15 de novembro e conquistar os indecisos para ampliar a sua margem de frente. 

PARA ENTENDER 

A disputa pela prefeitura de Pintadas ocorre entre o comerciante Aliomar Sena de Almeida (DEM) e o agricultor e pecuarista Valcyr Ameida Rios (PT), ex-prefeito. Em duas coletas de dados seguidas, realizadas a partir de pesquisas independentes do Instituto Terra Viva/C&R Pesquisas, Valcyr continua na liderança da disputa. 

O Instituto C&R Pesquisas que atua em mais de 180 municípios baianos há 33 anos, sem nunca ter errado resultados, fez levantamento de tendência eleitoral no município, no período de 27 a 29 de outubro, aferido pela diretora de estatística da empresa, Sueli Oliveira, registrada no Conselho Regional de Estatística – CONRE5 nº 8856. O levantamento foi realizado na sede e nas comunidades Antônio Gomes, Campo São João, São Pedro, Raspador, Coração de Jesus e Santo Antônio, tendo sido registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-06937/20.

RESULTADOS

Segundo os entrevistados, 367 no total, entre homens e mulheres de diferentes faixa-etárias, escolaridade e faixa de renda, 53,9% dos eleitores já se definiram por Valcyr, enquanto 43,4% optaram pelo candidato Xoxa e indecisos são 2,7% é a quantidade de indecisos. 

Estes resultados se referem ao teste com fotos e números. Por este método, os entrevistadores apenas pedem aos entrevistados para que indiquem nas imagens, qual delas é a do candidato da sua preferência.

REJEIÇÃO

Nos dois testes, espontâneos e estimulados, Valcyr tem menor rejeição que o candidato do prefeito Batista. Espontaneamente, 49% do eleitorado não votaria de jeito nenhum em Xoxa. Já o petista é rejeitado por 39% dos eleitores. Os que não quiseram se manifestar somam 12%.

Quando apresentados os nomes, a rejeição de Xoxa cai para 39,8%, mesmo assim, maior que a de Valcyr, com 34,1%.

ACEITAÇÃO

Em método para respostas estimuladas, quando são apresentados nomes dos candidatos, Valcyr também lidera as intenções de votos com 53,4% da preferência do eleitorado, contra 42,7% de Xoxa. Brancos, nulos e indecisos são 3,9%.

No teste para respostas espontâneas, sem apresentação de nomes nem imagens, Xoxa obtém 41,2% e Valcyr chega a 52,1%. Indecisos, brancos e nulos somam 6,7%. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem