Uma agricultora baiana se surpreendeu após colher uma abóbora de quase 40kg no distrito de Matinha, na cidade de Feira de Santana (a 116km de Salvador). A abóbora é considerada gigante pois se diferencia das outras colhidas normalmente, que chegam a, no máximo, 2kg.

De acordo com o Bahia Rural, da TV Bahia, Severina de Jesus contou que na mesma roça planta outras espécies além de abóbora, como feijão, milho, aipim, além de hortaliças.

"A gente toda vida plantou abóbora aqui, como na roça dos vizinhos todos, a gente nunca viu abóbora desse tamanho, nem em feira vendendo e nem exposição. Para mim, foi um fenômeno que apareceu, me assustei quando vi elas crescendo e não paravam de crescer", contou dona Severina ao Bahia Rural.

A agricultora teria se assustado ainda na fase de desenvolvimento do legume, pois, segundo ela, "não parava de crescer". Conforme a engenheira agrônoma para o programa de TV, a semente da abóbora, o tipo de adubação e até o volume de chuvas podem interferir no crescimento.

"A abóbora está crescendo em ambiente favorável, em uma temperatura mais a menos, quantidade adequada de chuva. A partir de um determinado estágio de crescimento, ela cobre o solo então nenhuma outra planta consegue competir com ela", pontuou Adriana.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem